Vamos falar sobre luto?

Vamos falar sobre Luto?

Luto é o sentimento humano de respeito e pesar pela morte de outro ser humano. O luto é um direito e uma reação natural, necessitando tempo para assimilar a realidade da perda e organização da nova realidade da vida. Porém, mais do que uma etapa normal na vida de todos, o luto pode representar riscos reais para a saúde daqueles que atravessam esta etapa.

O luto normal pode influenciar muito o estado de saúde, principalmente se a pessoa tem hipertensão, cardiopatia, diabetes e mesmo câncer. O luto normal tem diversas definições, sendo que a mais aceita é o período com duração entre dois e seis meses a partir da perda.

Durante um luto normal, é possível apresentar sintomas semelhantes aos que ocorrem na depressão: anestesia emocional ou tristeza intensa, sensação de nó na garganta, choro, raiva, suspiros, sensação de irrealidade, anorexia, introversão e perda de prazer ou interesse nas atividades que antes eram satisfatórias. Esses sentimentos têm característica oscilante ao longo do tempo, vinculada aos estímulos relacionados ao ente perdido. Também costumam amenizar com o passar do tempo, até resolução no período acima definido

O problema é a separação entre “luto normal” e o “luto patológico”, este com consequências médicas e psiquiátricas muitas vezes dramáticas. O luto patológico é aquele que possui sintomas diferentes em relação à duração, intensidade, tipo diferente de sintomas e momento da instalação do quadro.

É comum o luto patológico ser acompanhado por depressão, transtornos de adaptação e transtornos ansiosos, o que necessita ser imediatamente diagnosticado e tratado, tanto com medicamentos como com abordagens psicossociais. O luto patológico é fator agravante de qualquer doença preexistente, assim como fator de ocorrência de infartos agudos do miocárdio, descompensação diabética e mesmo incidência de tumores, de acordo com muitos especialistas. As consequências psiquiátricas evitáveis vão de tentativa de suicídio até desenvolvimento de psicoses, com alucinações e ideias delirantes (geralmente de ruína).

TRATANDO O LUTO

Embora seja uma ocorrência natural, o luto também é um estado que requer especial atenção médico-psiquiátrica, e quanto mais precocemente diagnosticada a vertente patológica, melhor a resolução. Tratamento medicamentoso, exames laboratoriais, psicoterapia e abordagens de aconselhamento podem ser indicados. O Instituto São José conta com equipe multidisciplinar completa para avaliação e tratamento de possíveis casos patológicos, adequados caso a caso, para a amenização do impacto e plena recuperação.

Dr. Marcos da Costa Leite
Psiquiatria Clínica – CRM/SC 21735

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?