Sobre Nós

Referência em Santa Catarina na área da Saúde Mental, o Instituto São José vem ao longo de mais de 50 anos tratando, educando e ressocializando portadores de transtornos mentais e dependentes químicos, ajudando a reconstruir famílias e a ampliar a qualidade de vida. O tratamento responsável, compartilhado entre cliente, corpo técnico e familiares, fortalece o comprometimento e é decisivo para nosso sucesso. Outro diferencial importante é oferecer aos clientes um ambiente físico favorável à execução de atividades sociais, culturais e esportivas, o que amplia o bem estar, contribuindo para a eficiência dos programas de tratamento.

História

Em 1968, numa pequena casa de dois pavimentos – um antigo convento franciscano, construído em 1924 – cinco colegas, Dr.João Harold Bertelli, Dr. Abelardo Vianna Filho, Dr. Júlio César Gonçalves, Dr. João Augusto de Mello Saraiva e Dr. Antonio Santaella, além do cirurgião dentista Hamilton Figueira Ferrari, inauguravam em 25 de maio as instalações do Instituto São José, com a proposta de oferecer alternativa diferente no tratamento dos transtornos mentais.

Em seguida passou a fazer parte deste grupo o médico Ivan Bastos Andrade substituindo Hamilton Ferrari, e a partir de 1998 ingressa o Dr. Aristeu Stadler. Começava ali uma das mais bem sucedidas iniciativas do estado na área da saúde mental, uma trajetória permanente de pioneirismo, confiança, humanização e inovação.

Missão, visão e valores

Missão

Assistir em saúde, com equipe interdisciplinar, a partir de valores científicos, éticos e humanos, utilizando conceito bio-psico-social, em ambiente terapêutico estruturado.

Visão

Ser, até 2023, no Sul do Brasil, um hospital psiquiátrico modelo, reconhecido e valorizado por clientes e comunidade, inserido na rede de assistência em saúde mental.

Valores

Empatia, Ética, Educação continuada e supervisão, Perseverança, Conhecimento científico, Visão empresarial e Responsabilidade social.

Menu